No empreendedorismo, uma ideia pode ser excelente, inovadora e única, mas se não há um bom controle financeiro, ela vai por água abaixo. Por isso, se você sonha em ter uma empresa de sucesso, confira o que é gestão de custos e veja também como você pode usá-la a seu favor.

Afinal, o que é gestão de custos?

Sabe o controle que você faz do quanto ganha e do quanto pode gastar no mês, ou seja, a administração do seu dinheiro? A gestão de custos é mais ou menos assim. O que a diferencia é que ela é voltada para os negócios e é um pouquinho mais complexa.

Na prática, quando nos questionam o que é gestão de custos, costumamos dizer que ela é uma forma inteligente de cuidar dos gastos de uma empresa. É esse tipo de gestão que analisa, por exemplo, os gastos desnecessários e os investimentos que podem ser feitos.

Quando bem elaborada, a gestão de custos consegue até aumentar a lucratividade da empresa. Por isso, não a veja como um gasto ou mais uma preocupação. Na verdade, ela pode ser a responsável por não permitir que as contas da sua companhia fiquem no vermelho.

Como fazer esse tipo de gestão?

Agora que já sabe o que é gestão de custos, é hora de aprender como fazê-la. Para isso, e com a intenção de te ajudar, separamos três pontos que são importantes para o controle financeiro de todos os tipos de empresa. Veja!

1. Faça um detalhamento minucioso

Quando se trata de dinheiro, todo cuidado é pouco. Por isso, comece esse tipo de gestão buscando o detalhamento do que entra e do que sai do caixa da sua empresa. Somente assim conseguirá identificar o que precisa ser revisto e o que merece mais atenção por dar mais lucratividade, por exemplo.

2. Estabeleça metas mensais

Outro ponto que faz toda a diferença em uma boa gestão de custos são as metas. A partir do momento que você estabelece um objetivo mensal e cria um plano de ação para alcançá-lo, fica mais fácil controlar os gastos e, consequentemente, aumentar os lucros.

3. Analise os números constantemente

Não pense que detalhar os gastos ou criar metas é suficiente. O grande segredo de uma gestão de custos eficaz, ou seja, que apresente bons resultados, é a análise dos números. É com base nisso que você vai fazer o planejamento de diversas operações e também das áreas da companhia.

Gostou das dicas? Comente abaixo fale da sua opinião.